Destinatários: Psicólogos, Assistentes Sociais, Professores, Educadores Sociais, Educadores de Infância, outros técnicos de saúde, estudantes das mesmas áreas. Outros profissionais que intervenham junto das famílias. Objectivos: - Promover conhecimentos teórico-práticos na área da Educação Parental
- Favorecer o desenvolvimento de competências de intervenção com pais, numa óptica de Educação Parental
- Estimular a experimentação de técnicas de expressão artística
- Promover o questionamento e a reflexão em torno da vivência subjectiva da parentalidade
Programa: - Enquadramento histórico e conceptual da Educação Parental
- O porquê da intervenção com pais
- Definição de projectos de Educação Parental – pontos essenciais:
2.1. Planeamento, implementação e avaliação de projectos de Educação Parental 2.2. Planeamento das sessões de educação parental - 2.2.1. Fases de uma sessão - 2.2.2. Adequação de conteúdos e abordagens (técnicas de expressão artística, dinâmicas de grupo e exposição temática) - Modalidades e contextos de intervenção em educação parental (contexto escolar e comunitário). Apresentação e discussão de experiências práticas
Metodologia: Expositiva, activa, participativa e vivencial (discussão de casos, dinâmicas de grupo, reflexão conjunta de experiências práticas, discussão de dilemas, exposição teórica de conteúdos relevantes para intervenção na área da Educação Parental, entre outras) Formadores: Hugo Cruz e Inês Pinho
Duração: 20h Calendarização: Dias 16 e 23 de Novembro - das 18h30m às 21h30m; Dias 17 e 24 de Novembro - das 10h às 13h e das 14h às 18h Inscrições limitadas a 12 formandos
Inscrições e informações disponíveis na Ser Família - Departamento de Formação - ou através do site www.serfamilia.pt
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